quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Conheci um canadense...

e fiquei muito disappointed. Porque?

Ele veio ao Brazil com sua esposa a um ano atras.  Perguntei porque ele esta aqui e ele falou que a esposa quer morar aqui por um tempo. OK. Até ai tudo bem. Ja conheci vários gringos (na escola aonde trabalho tem vários) e todos eles falam a mesma coisa: they love brazil. O outro canadense que trabalha na escola ama o Brasil porque não tem tentas regras. Ele teve coragem de admitir isso hahahah. Ate então, tudo bem. Papo vai, papo vem, eu comecei a perguntar sobre o Canada. Ele morava em Edmonton, era Project Manager em uma companhia de construção. Ai ele começou a falar mal do Canada: 

1. o governo esta sempre com a mão no seu bolso, 40% do que você ganha vai direto para o governo
2. os hospitais (fora os da cidades grandes) são um lixo, que vc chega a dormir no corredor, isso depois que já esperou horas para ser atendido, e só é atendido se você esta morrendo
3. tem muita gente pobre, que sobrevive com a ajuda no governo (com o dinheiro de quem trabalha) mas tem iPhone e playstation
4. as pessoas não são competitivas, e não estão nem ai se perdem ou não o trabalho
5. falando em trabalho, não TEM trabalho
6. o sistema de saúde e péssimo, ninguém esta nem ai pra você

E dai pra pior...eu fiquei sem palavras, mudei de assunto. Como meu marido tem um problema de saúde, fiquei pensativa depois dessa conversa. Nunca precisamos usar o SUS aqui no Brasil, mas sei de pessoas que usaram e tiveram bons resultados, e outras que não. E toda vez que precisamos de medico, por mais que o nosso plano de saúde nao seja dos melhores, sempre foi bem util. Entao, comecei a pensar sobre oque ele tinha falado, e fiquei triste.

ATÉ:

Chegando em casa, na frente do portão do meu prédio parou um taxi, e eu precisava entrar, e vai eu na buzina uma vez, duas, três, quatro vezes e nada do homen sair. Um caminhao veio atraz de mim e conseguiu por muito, muito pouco passar entre eu e o taxista. Mais foi por questão de centímetros que ele não arrastou o meu carro junto. Eu fiquei apavorada. Custava ele esperar? Custava o taxista parar em um lugar adequado? CUSTAVA???


Ai comecei a pensar: EU TROCO. Eu troco essa cultura de espertinhos no transito, esse jeitinho brasileiro de viver, que por mais que tudo que o canadense falou seja verdade, sendo experiências dele, eu prefiro mil vezes do que ficar aqui e presenciar essas coisas.

E mesmo sendo verdade oque ele falou, que bom que o governo ajuda as pessoas. Com certeza é porque podem ajudar. E que bom que essas pessoas podem afford um iphone. Quem me dere se as pessoas pudessem comprar qualquer celular aqui no Brasil. Não iam sair por ai assaltando todo mundo. E também, não sei se ele se sujeitava a trabalhar em qualquer coisa, ou se ele era um dos canadenses que ele chamou de "povo preguiçoso"

Enfim, conheço vários brasileiros que moram fora e não gostam do Brasil, e outros que amam. São experiências diferentes que formou a opinião deles, right?

E eu aqui, nunca me sentindo "em casa" por que não posso dizer que sou brasileira, porque somente nasci aqui, fui criada nos EUA, e também ainda não sou canadian, porque nem meu visto saiu, e nada de USA pra mim, por pelo menos mais 2 anos.





P.S. Acabei de ler de novo oque escrevi e me dei conta de algo: Os gringos (que eu já conheci) amam o Brasil porque eles tem aqui como opção. Eles podem voltar para o pais deles (e o conforto) a qualquer minuto. Eles normalmente não se prendem aqui, assim podendo largar o emprego e a vida aqui e voltar para a vida deles no pais de origem.

Assim é muito fácil amar o Brasil, porque você não ama o lugar aonde você tira ferias? Então, só pode ser isso.

We don't have an option. We have to stay here until we find somewhere else to go. Eles não precisam comprar apartamento, não compram carro, pagam IPTU, IPVA e mais sei lá quantos Ips da vida que a gente paga aqui, não pagam escola porque não tem filhos aqui ( e nem pensam em ter!). Normalmente planejam ficar aqui alguns anos, então não precisam pensar em aposentadoria, aonde vão morar, do que vão sobreviver. Assim é muito fácil amar o nosso Brasil.


5 comentários:

  1. Olá tudo bem?
    Hoje enquanto eu lia seu post eu conversava com uma amiga que mora no Canadá pelo skype... e ela justamente me falava do atendimento médico que o marido dela teve, ela elogiou muito, disse que dada a gravidade do caso, ele foi atendido rapidamente, recebeu a medicação e fez vários exames, depois teve retorno e o tratamento foi concluído de forma satisfatória.
    Bem, sei que é difícil pra nós que ainda não estamos lá dizer se é realmente bom ou ruim, o certo é que não existe paraiso e que problemas teremos aqui e também lá, nos resta escolher com quais tipos de problemas preferimos conviver.
    Um grande abraço

    Luciana

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo,Luciana!Tive um professor americano que me fez entender isso!ela n foi claro, mas percebi que o Brasil é uma "passagem" interessante na vida dele.Mas, viver com descência mesmo, na real, só nos US, na terra natal!Ab

    ResponderExcluir
  3. É isso. Enquanto eles são temporários, nada disso importa muito. Até que um deles seja assaltado ou sofra algum tipo de violência.

    Eu troco a "esperteza" e falta de regras brasileira pela tranquilidade que meus filhos possam viver em um lugar seguro.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Pode vir na boa....
    Vai ser infinitamente melhor do que é no Brasil!
    Te garanto ! rsrsrsrsr
    GRANDE ABRAÇO DA TURMA DO BALAO!!!

    ResponderExcluir
  5. Tudo que o seu amigo canadense falou eh a pura verdade.Lembre-se canadense mesmo nao enfeita, nao mente e nao esnoba.Eles podem fazer olho branco, mas so aqui na terra deles que ta cheia de imigrantes e muitos nao gostam. Agora eh so vc vir para ver. Se quiser ficar fantasiando anos, pode. Se quiser ficar vivendo o que os outros falam ou pensam, ira sofrer. So vc vai tirar as suas conclusoes. Tbem sou casada com canadense que adora o Brasil. E eu gosto de morar aqui, o Canada foi muito receptivo comigo. Nunca tive um "nao" aqui, mas ainda prefiro meu Pais...alias, adoro meu Brasil, talvez porque sei que nao posso mais morar la..mas nunca devemos dizer nunca. Tbem cuidado na chegada. A imigracao eh como uma praia lotada. Nivela todo mundo e vc pode achar amigos "gatos", mas na verdade sao "lebres". No mais, boa sorte, existem coisas aqui q deslumbram, mas depois ficam muito chatas, monotonas...a vida parada tbem eh uma challenge..mas vale a pena, ja que querem imigrar.Nao conheco Toronto, falo pela parte oeste que eh lindissima, mas muito zen...haha

    ResponderExcluir